Primeiras instituições de ensino

Serão distribuídos alguns pontos e poucos relatos por escassez de material, mas com demarcações de datas e algumas leis que deram aos citados a liberação para sua ação.
E.E.B. Joaquim Napoleão Pinheiro, distrito de Betânia


Será citado abaixo apenas o início do ensino seja ele publico ou privado, que começou no Povoado de São Bernardo, que se encontrava na província do Ceará, por seguirmos no período imperialista.

  • 1858 - O professor Sabino Liberato Bezerra Borges, interino, abriu sua aula particular no ensino primário masculino no povoado de São Bernardo, no dia 16 de maio.
  • 1859 - O ensino público foi oficializado no Distrito de São Bernardo pela lei nª917, de 13 de setembro de 1859, criando a cadeira primária para o sexo masculino.
  • 1870 – Em quatro de abril de 1870, o senhor Antônio Xavier de Sousa Maia foi nomeado como professor do ensino masculino de São Bernardo.
  • 1876 - Luíza Cândida de Jesus e Silva exercia o magistério do ensino feminino, datada de 15 de dezembro.
  • 1899 - Luíza Cândida de Jesus e Silva ainda permanecia no cargo do ensino feminino. 
  • 1882 – Francisco Lopes Viana, no primeiro dia de setembro, deu ciência ao Dr. Amaro Cavalcante inspetor-geral de instrução da província do Ceará que no dia 9 de agosto abrira aulas particulares de ensino para o aprendizado básico de ler, escrever e das quatros operações de conta, em horário das 8 até 11 e das 14 até 17 horas.
  • 1901 - Lívia Cândida de Jesus, ensino feminino.
Ainda consta no almanaque que no ano de 1862 havia um professor na sede de São Bernardo, mesmo sendo com licença interina, o mesmo havia sido concebida uma licença de dois meses, em junho desse mesmo ano. Houve omissão do nome do professor, mas segundo estudos de Francisco Dantas Pinheiro, esse seria Miguel Antunes de Oliveira, pois ele era interino no núcleo urbano de São Bernardo, e em 28 de janeiro de 1863, escreveu ao diretor da instrução pública da Província, Dr. José Lourenço de Castro e Silva, comunicando-lhe que no dia 16 desse mesmo mês, a cólera-morbo chegara à fazenda Velame, distante uma légua do distrito, afetando seis estudantes. Acabou não havendo aulas por falta de alunos.
A partir de 1902 deixaram de citar no Almanaque o ensino referente ao povoado de São Bernardo.





Fonte
Solonópole
Editado por:
Conhecendo a história de Dep. Irapuan Pinheiro