Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Este artigo relata um pouco do grande monumento histórico-cultural, a Igreja Matriz de Deputado Irapuan Pinheiro, que está a cerca de 300 anos erguida. E que ao longo da história sempre teve grandes nomes religiosos a sua frente.
Igreja Matriz (Imagem - Divulgação)
Templo construído no ano de 1730, no estilo barroco, a Igreja Matriz de Dep. Irapuan Pinheiro se destaca pela sua arquitetura de altíssimo valor histórico e cultural. Pertencendo Paróquia de Dep. Irapuan Pinheiro e à Diocese de Iguatu. 

Erguida através de mutirões entre homens e mulheres, em um trabalho braçal, sempre com ajuda de animais, principalmente os jegues. A Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, reluz ao estilo barroco europeu, que se acerta ao português dos séculos XVII e XVIII. 

As primeiras manifestações eclesiais datam da década de 1770, quando no então arraial edificou-se uma capela em honra de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Templo que abre suas portas todas as noites, para seus fiéis que rezam no período noturno, sendo o principal cartão postal da cidade. A visitação pública e o turismo mantém as portas abertas todos os dias.

No ano de 2010 a Igreja Matriz ganhou uma reforma estrutural interna, e no ano seguinte, 2011, a reforma foi na sua estrutura externa. Em 2012, a igreja ganhou mais beleza, recebendo um jardim em seu entorno. 

Eventos sociais religiosos 
Nas décadas de 70 e 80 um evento social ganhava destaque nas redondezas, as missas que aconteciam nos quartos domingos de todos os meses, na capela da Vila de Tataíra. Povoados próximos ao distrito e os que aqui habitavam se reuniam em nome da fé e sempre pregavam a religiosidade em meio a amigos.
Com a emancipação da cidade, um evento veio em nome da padroeira, no dia 8 de dezembro se comemora a festa da padroeira, Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Em todo ano, uma festa semanal que tem seu fim no dia 8 de dezembro é comemorada na Igreja Matriz em nome da padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição. 

Grandes nomes religiosos da Igreja Matriz 
Duas personalidades se destacam na história religiosa de Deputado Irapuan Pinheiro. Padre Machado, primeiro padre desta cidade e religioso que mais se destacou no processo de catequização do povoado de São Bernardo e a Religiosa Irmã Ana Maria, que muito trabalhou e buscou pela descoberta de fatos da nossa igreja, e que descobriu que sua fundação foi no ano de 1770.



Fonte:
Narrativas fotográficas sobre a cidade de DIP
http://www.aprece.org.br/old/site/?prefeitura=61